Internacional
Rússia trava 'feroz guerra diplomática' pela verdade histórica, diz Zakharova
A Rússia trava uma feroz guerra diplomática pela verdade histórica há muito tempo, afirmou a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta terça-feira (6).
"Travamos uma feroz guerra diplomática pela verdade histórica há muito tempo e em todos os níveis. Faz parte de um esforço abrangente para defender as conquistas da nossa Vitória", disse Zakharova em briefing.
A Rússia vai celebrar o 80º aniversário da Vitória na Grande Guerra pela Pátria no dia 9 de maio com um desfile militar na Praça Vermelha de Moscou. Os eventos comemorativos vão contar com a presença de líderes que representam a maioria global, disse Zakharova.
"Seguindo a tradição, centenas de milhões de espectadores em todo o mundo vão ver e ouvir Moscou, o discurso do nosso presidente [Vladimir Putin]. E este é o melhor argumento contra quaisquer alegações injustas de que a Rússia moderna, como alguns escrevem ou dizem, monopoliza a Vitória. Os povos da União Soviética venceram juntos. Ninguém poderá minimizar o heroísmo de vocês ou dividi-lo em várias vitórias", disse ela.
Foi a União Soviética que suportou o maior fardo da guerra, e a máquina de guerra do Terceiro Reich foi destruída na Frente Oriental, acrescentou Zakharova.
As autoridades russas têm afirmado repetidamente que o Ocidente vem tentando reescrever a história e o resultado da Segunda Guerra Mundial para refletir sua nova ideologia. O presidente russo Vladimir Putin afirmou que a Rússia deve garantir que a verdade sobre a Grande Guerra pela Pátria seja preservada.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados