Internacional
EUA vão decidir sobre sua participação no processo de paz na Ucrânia na próxima semana, diz Rubio
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou neste domingo (27) que Washington vai avaliar o progresso na resolução do conflito ucraniano na próxima semana e decidirá se vai continuar a participar do processo de paz ou não.
"Acho que esta será uma semana muito crítica. Esta semana será uma semana realmente importante, na qual teremos que decidir se queremos continuar envolvidos neste esforço ou se é hora de nos concentrarmos em outras questões que são igualmente, ou até mais importantes, em alguns casos. Mas queremos que isso aconteça. Há motivos para otimismo, mas também há motivos para realismo, é claro", disse Rubio à NBC News.
O secretário de Estado também afirmou que Washington não está expandindo as sanções contra a Rússia para não prejudicar o processo de paz.
No sábado (26), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, confirmou a prontidão da Rússia para negociações com a Ucrânia sem pré-condições durante uma reunião com o enviado especial do presidente norte-americano Donald Trump, Steve Witkoff.
Na quarta-feira (23), Trump criticou Zelensky por sua recusa em discutir a cedência de território, dizendo que suas declarações sobre a Crimeia estavam prejudicando as negociações de paz com a Rússia.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados