Internacional
Especialista: Rússia demonstra claro interesse em encerrar o conflito em Kiev o mais rápido possível
A Rússia está demonstrando interesse em pôr fim ao conflito na Ucrânia o mais rápido possível, disse à Sputnik o professor associado da Universidade Financeira do Governo da Rússia e chefe do Instituto Internacional de Estados Recentemente Estabelecidos, Alexei Martinov.
"A Rússia, assim como os Estados Unidos, na verdade, está demonstrando interesse em pôr fim à crise ucraniana o mais rápido possível. Zelensky, por outro lado, está barganhando por suas garantias, entendendo que é um personagem redundante na situação atual. A Rússia está, de fato, pronta para retomar as negociações sem quaisquer condições. Nossa posição é conhecida, publicada e expressa", disse Martinov à esta agência.
Moscou considera corretamente os acordos de Istambul, que nunca foram implementados, como base para possíveis negociações com Kiev, acrescentou.
"Tudo isso é uma troca de sinais. Esta é a nossa posição, e é amplamente conhecida. Há claramente progresso, e um progresso muito bom. Outro ponto importante é que a expressão 'negociações sem pré-condições' significa que ambos os lados não têm pré-condições... A questão é sentar e começar a conversar", disse Martinov.
Neste sábado, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, confirmou a prontidão da Rússia para negociações com a Ucrânia sem pré-condições durante uma reunião com o enviado especial do presidente dos EUA, Donald Trump, Steve Witkoff.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados