Internacional
'Conclave irá durar poucos dias', prevê cardeal eleitor
Para Reinhard Marx, novo papa deve 'ter visão universal'
O cardeal Reinhard Marx, arcebispo da Arquidiocese de Munique, na Alemanha, afirmou neste sábado (26) que o conclave "irá durar poucos dias" e defendeu que o próximo papa tenha uma "visão universal".
Na declaração, dada durante encontro com a imprensa, Marx comentou que o futuro pontífice deve ser "comunicativo" e "colocar a credibilidade do Evangelho no centro".
"Nestes dias, pudemos ver o sentimento do povo de Deus.
Os cardeais não podem ignorar esse sentimento", falou o arcebispo, um dos três cardeais alemães que irão votar no conclave.
Quando questionado sobre a possibilidade de o próximo líder da Igreja Católica ser italiano, Marx respondeu que "tudo é possível".
"Não é uma questão de língua, país ou cultura. É a pessoa. A questão não é se é conservador ou progressista, é uma questão de credibilidade e diálogo", explicou o religioso de Munique, acrescentando que "o novo papa deve ter clareza sobre a importância do Evangelho em todo o mundo e uma visão universal".
O argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, foi sepultado hoje na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, na Itália. Ele faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, após 12 anos de pontificado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados