Internacional
RD do Congo e Ruanda assinam declaração conjunta sobre caminho para a paz em cerimônia em Washington
Os ministros das Relações Exteriores da República Democrática do Congo (RDC) e de Ruanda assinaram nesta sexta-feira (25) uma declaração de princípios para estabelecer as bases para a paz após mais de três anos de conflito.
A ministra das Relações Exteriores da RDC, Therese Kayikwamba Wagner, e seu homônimo de Ruanda, Olivier Nduhungirehe, assinaram o documento durante uma cerimônia no Departamento de Estado, com a presença do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
"É uma declaração que estabelece um entendimento fundamental da governança regional, da segurança, das estruturas econômicas e do fim dos conflitos, permitindo que a região alcance seu pleno potencial", disse Rubio em seu discurso de abertura. "Hoje é um passo para a construção de uma região pacífica e próspera nos Grandes Lagos, e estamos ansiosos para trabalhar com todos os envolvidos para alcançar esse objetivo", acrescentou.
Wagner observou que a RDC está determinada a seguir em frente, aproveitando as lições do passado, para alcançar uma paz duradoura.
Nduhungirehe, por sua vez, afirmou que o objetivo comum de Ruanda é "concluir um acordo de paz abrangente o mais rápido possível. Mas não há atalhos ou soluções rápidas, e temos que trabalhar duro para fazer isso direito, de uma vez por todas".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados