Internacional
Lula terá reunião bilateral com Putin em visita à Rússia em maio, diz embaixador
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter uma reunião bilateral com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita ao país no início de maio, afirmou o embaixador russo no Brasil, Alexey Labetskiy. Lula viajará entre 8 e 10 de maio para participar das comemorações dos 80 anos do "Dia da Vitória", quando os russos celebram a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na segunda guerra mundial.
Questionado se os chefes de Estados tratarão de temas como a guerra com a Ucrânia, o embaixador disse que "não pode prever todos os temas que serão discutidos". Ele adiantou, porém, que questões relacionadas aos Brics - grupo que reúne, além dos dois países Índia, China e África do Sul - devem ser tratadas, assim como financiamentos do banco do bloco, o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês).
Já o comércio entre os países em outras moedas além do dólar, para o embaixador, é uma questão de mais longo prazo. "Estou convencido de que isso não será uma corrida de 100 metros", completou.
Lula cancelou uma visita à Rússia em outubro do ano passado, onde participaria da cúpula do Brics, depois de sofrer uma queda no banheiro do Palácio do Alvorada. Menos de dois meses depois da queda, o presidente teve que passar por uma cirurgia no cabeça para drenar um hematoma no local.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados