Internacional
Ucrânia: após ordem de cessar-fogo de Putin, Zelensky diz que ataques russos continuam
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, classificou o cessar-fogo de Páscoa anunciado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, como "mais uma tentativa de Putin de brincar com vidas humanas". "Neste momento, alertas de ataque aéreo estão se espalhando pela Ucrânia. Às 17h15, drones de ataque russos foram detectados em nossos céus. Drones em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana", escreveu Zelensky na rede social X há pouco.
Mais cedo, Putin ordenou um cessar-fogo durante o fim de semana de Páscoa na Ucrânia, informou a agência de notícias estatal russa Tass. Putin ordenou que todas as ações militares sejam interrompidas durante este período e disse esperar que o lado ucraniano siga o exemplo russo.
Zelensky afirmou ainda que as forças ucranianas continuaram suas atividades na região de Kursk neste sábado e que "mantêm suas posições". A declaração ocorre após o Ministério da Defesa da Rússia ter comunicado que expulsou as forças ucranianas de um de seus últimos redutos na região russa de Kursk. As forças russas assumiram o controle da vila de Oleshnya, na fronteira com a Ucrânia, informou o ministério. Novos ataques russos foram registrados na Ucrânia na madrugada deste sábado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado