Internacional
China é 'maior ameaça' aos EUA no Indo-Pacífico, diz nomeado para secretário da Força Aérea
Troy Meink, nomeado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para servir como secretário da Força Aérea, destacou na quinta-feira (27) a importância de sistemas não tripulados para evitar conflitos no Estreito de Taiwan.
Durante sua audiência de nomeação no Comitê de Serviços Armados do Senado, Meink descreveu o Estreito de Taiwan como uma região altamente contestada e sensível.
"Os sistemas não tripulados desempenham um papel fundamental na prevenção de conflitos na região", disse Meink. "Mas a eficácia dos sistemas depende da abordagem aos desafios e limitações associadas ao seu uso", acrescentou, detalha South China Morning Post.
De acordo com ele, a China representa "a maior ameaça militar plausível para os EUA, bem como para nossos aliados e parceiros na região do Indo-Pacífico".
O nomeado para secretário da Força Aérea disse ao Comitê que ele estava "mais preocupado" com os prazos de desenvolvimento dos programas militares chineses. Se os EUA não souberem encurtar seus próprios prazos de aquisição, a China provavelmente continuaria a reduzir a diferença, disse ele.
A situação em torno de Taiwan piorou depois que a então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, visitou a ilha no início de agosto de 2022. A China, que considera a ilha parte de seu território, condenou a visita de Pelosi como apoio dos EUA às forças independentistas taiwanesas e, em resposta, realizou exercícios militares em larga escala na área.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado