Internacional
Casa Branca diz que EUA ajudarão a restaurar acesso da Rússia ao mercado mundial
Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 25, a Casa Branca anunciou que os Estados Unidos ajudarão a "restaurar o acesso da Rússia ao mercado mundial" para exportações agrícolas e de fertilizantes, além de reduzir custos de seguros marítimos e facilitar portos e sistemas de pagamento. A medida foi acertada durante reuniões técnicas entre delegações dos dois países em Riad, na Arábia Saudita.
Os dois países também chegaram a um acordo que "proíbe ataques a instalações energéticas da Rússia e da Ucrânia", em linha com discussões prévias entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin.
Além disso, EUA e Rússia se comprometeram a "garantir navegação segura" no Mar Negro, "eliminar o uso da força" e "evitar o uso de navios comerciais para fins militares" na região.
A Casa Branca reiterou que "os assassinatos em ambos os lados do conflito Rússia-Ucrânia devem cessar", classificando isso como passo necessário para uma "paz duradoura".
Os EUA afirmaram que "continuarão facilitando negociações" entre as partes para alcançar uma resolução pacífica, conforme os acordos feitos em Riad.
O comunicado destacou ainda que as duas nações "continuarão trabalhando para alcançar uma paz estável e duradoura" e agradeceram ao príncipe herdeiro Mohammed bin Salman pela mediação nas discussões.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado