Internacional
Tribunal na Coreia do Sul derruba impeachment e restabelece Han Duck-soo como presidente do país
O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul decidiu anular o processo de impeachment e reintegrar Han Duck-soo como presidente do país.
"Retornei às minhas funções nesta manhã de acordo com a decisão do Tribunal Constitucional. Agradeço ao Tribunal Constitucional por sua sábia decisão", disse Han Duck-soo em uma declaração nesta segunda-feira (24).
A administração presidencial sul-coreana também comemorou a decisão do tribunal constitucional, acusando a Assembleia Nacional de abusar de seu poder de impeachment de funcionários do governo.
"A decisão de hoje confirma que a excessiva iniciativa de impeachment da Assembleia Nacional é uma ofensiva política imprudente e maliciosa", reiterou o governo no comunicado.
O gabinete do mandatário também expressou esperança de que o retorno do presidente às suas funções signifique a normalização da governança do país.
"Como primeiro-ministro, pretendo agir de acordo com a constituição e as leis, fazendo todos os esforços para administrar de forma estável os assuntos nacionais", disse Han Duck-soo.
Han assumiu o governo sul-coreano interinamente após uma turbulenta crise política do país, iniciada pela declaração de lei marcial do presidente Yoon Suk Yeol, que terminou destituído do cargo. Entretanto, durante seu governo interino, Han também sofreu um impeachment. Após mais de dois meses afastado do cargo, ele volta a ocupar a posição de à frente do Executivo nacional.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados