Internacional
Reino Unido torna a ludibriar Zelensky com promessa de adesão à OTAN, diz jornalista irlandês
Jornalista irlandês diz que a declaração dada em fevereiro pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, de que a adesão da Ucrânia à aliança é "irreversível", será mais uma promessa que Londres não cumprirá.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, enganou novamente Vladimir Zelensky ao prometer-lhe a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), afirmou neste sábado (15) o jornalista irlandês Chey Bose.
Em postagem na rede social X, na qual se refere a Starmer como "Führer" e a Zelensky como "Narco Führer" e "Duende Verde", Bose sinaliza que a declaração dada em fevereiro por Starmer, de que a adesão da Ucrânia à aliança é um caminho irreversível, é uma nova promessa que não será cumprida.
"Há um mês, o Starmer Führer [Keir Starmer] disse ao Narco Führer [Vladimir Zelensky] que sua ditadura está em um caminho irreversível para se juntar à OTAN. Agora, a OTAN declarou que a Ucrânia nunca se juntará à aliança. Tenho certeza de que esta é a última promessa ao Duende Verde que Londres não cumprirá. Certo?", escreveu Bose na postagem.
Em fevereiro, Keir Starmer declarou seu total apoio a Kiev na questão da adesão à OTAN. Segundo ele, a integração da Ucrânia à aliança não foi questionada.
Na sexta-feira (14), o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, havia retirado a questão da adesão da Ucrânia à aliança da mesa de negociações.
Nos últimos anos, a Rússia tem testemunhado uma atividade sem precedentes da OTAN ao longo de suas fronteiras ocidentais. A aliança está expandindo as iniciativas e chamando-as de "contenção da agressão russa".
Moscou expressou repetidamente preocupação com o aumento de forças da aliança na Europa. O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que Moscou continua aberto ao diálogo com a OTAN, mas em condições de igualdade, enquanto o Ocidente deve abandonar seu curso em direção à militarização do continente.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico