Internacional
'Rancho ártico sem esquis': EUA iniciam projeto de quebra-gelos vendo progresso da Rússia na região
Os EUA veem o Ártico como uma zona de seus próprios interesses e não conseguem dormir tranquilos, observando o progresso da Rússia no desenvolvimento da região do Ártico, razão pela qual Washington decidiu iniciar um grande projeto para construir 48 quebra-gelos americanos, relatou à Sputnik uma fonte na indústria da construção naval da Rússia.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou anteriormente que Washington planeja encomendar a construção de 48 quebra-gelos. Ele observou que a Rússia tem agora "cerca de 40 quebra-gelos"e os EUA apenas um, e sublinhou que no Ártico existem rotas importantes.
"Claro, vendo a atividade da Rússia no Ártico e assistindo a como desenvolvemos a Rota Marítima do Norte, os americanos não conseguem dormir tranquilos. Os EUA consideram o Ártico como uma zona de seus interesses e tomarão medidas para reforçar a sua presença na região. Uma dessas medidas é a implementação de seu próprio programa para a construção de quebra-gelos", disse uma fonte à Sputnik.
"Os EUA estão agora numa situação, metaforicamente falando, de 'tenho um rancho no Ártico, mas não tenho esquis’, ou seja, eles precisam de meios de transporte de carga nos mares do Ártico, na maior parte cobertos com gelo. Sem quebra-gelos, e diferentes, não se pode fazer nada", explicou.
O grupo nacional de quebra-gelos da Rússia atualmente é composto por 42 quebra-gelos, incluindo 34 diesel-elétricos e oito nucleares. O volume de cargas transportadas pela Rota do Marítima do Norte aumentou para um novo recorde de quase 38 milhões de toneladas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil