Internacional
Israel tem chance de pacificar relações com Síria, mas não a usa, diz especialista
Israel está perdendo a oportunidade histórica de normalizar as relações com a Síria, se enganando por escalar as relações com o país, disse à Sputnik Osama Dannoura, escritor e cientista político sírio.
"Assim, Israel escolheu a abordagem errada em relação à Síria desde o início, optando pela escalada como uma alternativa malsucedida em vez de aproveitar uma oportunidade histórica existente para abrir caminho para a paz", ressaltou Dannoura.
Ele também opinou que as ações de Israel podem ser consideradas uma tentativa de impedir que o Estado sírio estabeleça a soberania e o direito ao território apesar das afirmações oficiais de Damasco sobre que a Síria nova não ameaçará ninguém e está preocupada apenas com os assuntos da sua política interna.
"O comportamento militar recente de Israel, as ameaças israelenses constantes e as tentativas de impor zonas desmilitarizadas pela força não dão a impressão de que Israel deseja a paz, apesar do fato de que as ameaças ou os temores invocados por Israel praticamente desapareceram da região sul e até mesmo da geografia da Síria como um todo", sublinhou.
O especialista finalizou que é necessário empenhar todos os esforços políticos e diplomáticos possíveis para impedir tentativas israelenses diretas ou indiretas de interferir a reconstrução da Síria, incluindo qualquer ação ou declaração que viole o território ou a soberania da Síria ou busque expandir a ocupação.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados