Internacional
Ministros do Reino Unido e China se reunem, em esforço para reconstruir laços entre os países

Os ministros das Relações Exteriores da Grã-Bretanha e da China mantiveram conversações em Londres nesta quinta-feira, 13, reavivando um diálogo formal entre os dois países após quase sete anos.
O Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, disse que as discussões "robustas e construtivas" com o Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, incluiriam relações econômicas e questões em que os países "nem sempre estão de acordo".
A reunião ocorreu no momento em que o governo de centro-esquerda do Partido Trabalhista do Reino Unido tenta cautelosamente restabelecer os laços com Pequim. As relações esfriaram nos últimos anos devido a alegações de espionagem, preocupações com direitos humanos, apoio da China à Rússia na guerra da Ucrânia e repressão às liberdades civis em Hong Kong, uma ex-colônia britânica.
O escritório do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou que "enfatizou sua intenção de construir um relacionamento consistente e respeitoso entre o Reino Unido e a China", mas também "reiterou que sempre se envolverá francamente" - uma indicação de que ele levantou preocupações sobre direitos humanos.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira