Internacional
Conversa entre Putin e Trump significa colapso das tentativas ocidentais de isolar Rússia, diz mídia

A conversa entre o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo estadunidense, Donald Trump, simboliza o fracasso das tentativas do Ocidente de isolar Moscou, escreve o jornal The New York Times.
Ontem (12), o Kremlin e a Casa Branca confirmaram oficialmente, pela primeira vez, que os líderes dos dois Estados tiveram uma conversa telefônica que ambos os lados chamaram de "produtiva" e concordaram na necessidade de organizar uma reunião bilateral.
Depois da conversa, Trump disse à mídia que a Ucrânia terá que ceder alguns territórios e abandonar a ideia de aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
"Para o Sr. Putin, a chamada foi um marco importante, significando o colapso dos esforços ocidentais para o isolar diplomaticamente", admite o The New York Times.
O jornal também reconhece que, nesta situação, as autoridades ucranianas "têm pouca alavancagem".
No mesmo dia (12), o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, disse na 26ª reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia em Bruxelas que o retorno da Ucrânia às suas fronteiras anteriores a 2014 não é realista porque o conflito com a Rússia havia chegado a um "momento crítico".
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B
-
5EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula