Internacional
Trump assina ordem para alinhamento de corpo diplomático à política externa dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que determina que o secretário de Estado, Marco Rubio reescreva as diretrizes sobre contratação, disciplina e outras regras de trabalho para o Serviço de Relações Exteriores. O objetivo é garantir que o quadro de funcionários esteja comprometido com a política externa do presidente.
"A falha em implementar fielmente a política do presidente é motivo para disciplina profissional, incluindo desligamento", diz a ordem.
Os procedimentos de pessoal dos departamentos executivos e agências encarregados de implementar a política externa do presidente devem, portanto, fornecer um meio eficaz e eficiente para garantir que os oficiais e funcionários implementem, fielmente, as políticas do presidente, de acordo com o documento.
A ordem determina ainda que o secretário deverá revisar ou substituir o Manual de Relações Exteriores e orientar agências subordinadas a remover, alterar ou substituir quaisquer manuais, procedimentos ou diretrizes.
O secretário, se considerar necessário ou apropriado, poderá prescrever procedimentos adicionais que os funcionários subordinados deverão seguir no desempenho de suas responsabilidades, ressalta o documento.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados