Internacional
Np Equador, presidente Noboa e candidata esquerdista disputarão segundo turno
O presidente do Equador, Daniel Noboa, e a candidata de esquerda Luisa González avançaram no domingo, 9, para o segundo turno das eleições presidenciais, marcado para o dia 13 de abril. O pleito será uma repetição da disputa de outubro de 2023, na qual Noboa conquistou um mandato-tampão de 16 meses, após a renúncia de Guillermo Lasso.
Noboa e González duelam agora por um mandato completo, de quatro anos, em meio a promessas de reduzir a criminalidade no país. O Equador vive um surto de violência relacionado ao tráfico de cocaína produzida nos vizinhos Colômbia e Peru.
Com 89,3% da apuração das eleições de domingo já realizada, Noboa somava 44,4% dos votos, contra 43,9% de González, uma advogada que tem o apoio do ex-presidente Rafael Correa. Os outros 14 candidatos apareciam bem atrás dos dois líderes.
Uma pesquisa de boca de urna chegou a prever a reeleição de Noboa, com pouco mais de 50% dos votos, mas o desempenho da rival surpreendeu e levou o pleito para o segundo turno. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados