Internacional
Países bálticos se desligam da rede elétrica da Rússia para integrar sistema elétrico europeu
O fluxo de eletricidade entre a Rússia e os países bálticos da Estônia, Letônia e Lituânia foi oficialmente cortado na manhã deste sábado, 8, após os oficiais desligarem as linhas de transmissão da rede da era soviética e se prepararem para se juntar ao restante da Europa amanhã.
"O sistema energético do Báltico finalmente está em nossas mãos, estamos em total controle", disse o ministro da Energia da Lituânia, ygimantas Vaiciunas, a repórteres.
O Sistema de Energia Báltico passa a operar independentemente, após 24 horas desligado da rede da era soviética. Se tudo ocorrer conforme planejado, o sistema de energia se fundirá com as redes de energia europeias na tarde de domingo por meio de várias conexões com Finlândia, Suécia e Polônia.
É esperada a presença da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, bem como dos presidentes da Polônia e dos países bálticos, em uma cerimônia na Lituânia no domingo à noite, juntamente com outros dignitários./Associated Press.
Mais lidas
-
1DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
2ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
3FUTEBOL
Finalista do Campeonato Alagoano, CRB arrecada mais de 600 kits escolares durante a competição
-
4VESTIBULAR USP
FUVEST: como se preparar desde já para ser aprovado
-
5DENÚNCIA NA PGR
Deputado do Novo protocola notícia-crime contra Moraes e esposa por suposto envolvimento no caso Master