Internacional
Venezuela chama de 'roubo descarado' apreensão de avião na República Dominicana
Um dia após a apreensão de um avião venezuelano da petroleira PDVSA, Caracas declarou nesta sexta-feira (7) que considera a medida como um "roubo descarado" por parte dos Estados Unidos. A aeronave estava na República Dominicana e foi apreendida por conta de supostas violações de sanções norte-americanas.
O Departamento de Justiça dos EUA informou na última quinta (6) que as autoridades da República Dominicana apreenderam uma aeronave Dassault Falcon 2000EX, pertencente à empresa estatal venezuelana PDVSA, por supostas violações das leis de controle de exportação e sanções dos EUA.
"A República Bolivariana da Venezuela denuncia ao mundo o roubo descarado de uma aeronave pertencente à nação venezuelana, realizado por ordem do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Seu ódio pela Venezuela o levou a cometer um crime aberto, uma confiscação ilegal de um avião da PDVSA com a cumplicidade do governo dominicano", diz o comunicado.
Aviões venezuelanos apreendidos
Em setembro do ano passado, as autoridades dos EUA também haviam apreendido o avião do presidente venezuelano Nicolás Maduro na República Dominicana. A aeronave foi transportada para a Flórida por conta de supostas violações de sanções norte-americanas.
Na época, Caracas descreveu a apreensão como "um ato de pirataria", argumentando que os EUA pressionaram a República Dominicana para torná-la "cúmplice de seus crimes".
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado