Internacional
Trump afirma que terá relações com a Coreia do Norte e Kim Jong-Un
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira que sua administração terá relações com a Coreia do Norte e seu líder Kim Jong-Un.
"Teremos relações com a Coreia do Norte e com Kim Jong-Un; eu me dei muito bem com ele, como vocês sabem", disse Trump em uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, após conversas em Washington.
"Acho que é um grande trunfo para todos que eu me dê bem com ele [Kim]", afirmou Trump, acrescentando que "o Japão gosta da ideia".
Em 2017, em seu primeiro mandato, Trump prometeu liberar "fogo e fúria" contra Kim pelos testes de bombas nucleares e mísseis, enquanto a KCNA o chamou de "caducifólio" e rotulou seus enviados como "gangsters".
Mas depois que os dois realizaram uma cúpula histórica em Cingapura em 2018, o tom mudou, com autoridades norte-coreanas dizendo que os dois líderes tinham uma química "misteriosamente maravilhosa".
EUA e Japão
Na coletiva com Trump, transmitida pela Casa Branca, o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, disse que o Japão concordou em aumentar o investimento nos Estados Unidos para US$ 1 trilhão. (Cerca de R$ 5,7 trilhões).
Ele acrescentou que as partes concordaram em fortalecer a cooperação em áreas avançadas, incluindo inteligência artificial e semicondutores. Ishiba também disse que os EUA e o Japão confirmaram planos para aumentar o fornecimento de GNL americano ao Japão.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado