Internacional
Mídia: Trump terá que considerar interesses de Rússia e China em meio à mudança da ordem mundial
O segundo turno presidencial de Donald Trump poderia levar ao fim da época da ordem unipolar, opina o jornal britânico The Guardian, citando as afirmações recentes do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
Anteriormente, o chefe do Departamento de Estado, Marco Rubio, confirmou que o mundo unipolar foi uma anomalia e uma consequência do final da Guerra Fria. Hoje, segundo as palavras dele, Washington neste contexto terá que lidar com a China e a Rússia, que muitas vezes apontaram a emergência de um mundo multipolar.
"Assim, não é normal para o mundo ter um poder unipolar. [...] Isso foi uma anomalia. Isso foi o produto do fim da Guerra Fria, porém em algum momento você voltaria a um ponto, onde haveria um mundo multipolar. [...] nós enfrentamos isso agora com a China e […] com a Rússia, e quando há Estados desonestos como Irã e Coreia do Norte, você tem que lidar com eles", escreve o jornal, citando Rubio.
O The Guardian enfatiza que Marco Rubio quis dizer que o mundo de múltiplos polos de poder será aceito, não resistido, e a dominância americana estava destinada a desaparecer.
A publicação observa que Rubio também alertou sobre a ameaça de conflitos militares, porque muitos países têm a capacidade de eliminar toda a humanidade, com os EUA evitando conflitos militares sem danificar seus interesses nacionais.

Entretanto, segundo o artigo, espera-se que Trump cumprirá suas promessas: encontrará uma abordagem pacífica à China e transferirá mais responsabilidade pela segurança aos aliados da OTAN. No entanto, as elites políticas dos EUA preferem o mundo unipolar e temem uma nova divisão de esferas de influência entre Washington, Moscou e Pequim.
Vale ressaltar que a afirmação do secretário de Estado norte-americano Marco Rubio sobre o mundo multipolar obteve uma reação positiva em muitos países, inclusive na Rússia. O porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov sublinhou que Moscou saúda inequivocamente essas declarações.
Mais lidas
-
1GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
2MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
3TÊNIS INTERNACIONAL
Sinner pode quebrar dois recordes históricos se vencer Ruud na final do Masters 1000 de Roma
-
4INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas
-
5CONFLITO FUNDIÁRIO
SSP/AL recebe vereador e representantes de grupo envolvido em disputa de terras em Palmeira dos Índios