Internacional
Aprovação de Trump supera desaprovação, mas vantagem está diminuindo, apontam pesquisas
A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, supera, em geral, seus índices de desaprovação, segundo pesquisas divulgadas após sua posse. De 25 levantamentos realizados de 20 de janeiro até esta quarta, 5, apenas três mostraram desaprovação maior que aprovação, enquanto um deles indicou empate.
De acordo com o agregador de pesquisas do Project FiveThirtyEight, o presidente dos EUA, Donald Trump, registra atualmente 49% de aprovação, enquanto 44,4% dos entrevistados desaprovam sua gestão. No entanto, a diferença porcentual entre os dois índices tem diminuído. Em 24 de janeiro, o agregador apontava 49,7% de aprovação contra 41,5% de desaprovação.
Uma pesquisa da Big Data Poll, que consultou 2.979 eleitores registrados, indicou uma vantagem de 18 pontos porcentuais para a aprovação de Trump (56% a 37%). Já um levantamento do RMG Research, com 4 mil entrevistados, mostrou uma diferença de 10 pontos porcentuais a favor da aprovação do presidente (53% a 43%).
Por outro lado, a pesquisa da Atlas Intel apontou um empate entre os dois índices, enquanto o levantamento da Ipsos/Reuters revelou uma leve vantagem da desaprovação (46%) sobre a aprovação (45%). Nos três estudos em que Trump apresentou maior rejeição do que apoio, a diferença foi mínima, de apenas 1 ponto porcentual.
A pesquisa mais recente, feita pelo YouGov/The Economist, mostra 48% de aprovação ante 47% de desaprovação sobre o novo mandato de Trump.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado