Internacional
AIEA alerta para risco de acidente nuclear na Ucrânia caso rede elétrica seja atacada

Chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, na sigla em inglês), Rafael Grossi alertou para o risco de um acidente nuclear na Ucrânia caso ataques à rede elétrica do país interrompam o fornecimento de energia às usinas - além da ameaça representada por ataques diretos às instalações nucleares.
"Estou na subestação elétrica de Kyivska - uma parte importante da rede elétrica da Ucrânia, essencial para a segurança nuclear. Um acidente nuclear pode ocorrer por um ataque direto a uma usina, mas também pela interrupção do fornecimento de energia", escreveu Grossi em seu perfil no X.
A declaração foi feita após a inspeção de uma subestação de energia em Kiev, capital ucraniana.
O chefe da AIEA publicou fotos de sua visita às instalações elétricas ao lado do ministro da Energia da Ucrânia, German Galushchenko.
Em seguida, Grossi reuniu-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e reafirmou o compromisso da agência com "a segurança nuclear na Ucrânia e está pronta para apoiar os planos de expansão da energia nuclear na central nuclear de Khmelnytskyy". Essa foi sua 11ª visita à Ucrânia desde o início da guerra.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B