Internacional
Azerbaijan Airlines: relatório preliminar da queda revela que voo foi alertado sobre restrição aérea
Um relatório preliminar sobre a investigação do acidente aéreo envolvendo o avião da Azerbaijan Airlines, publicado nesta terça-feira (4), revelou que os controladores de tráfego aéreo alertaram a tripulação sobre a introdução de um regime de restrição do espaço aéreo sobre Grozny, na Rússia.
O relatório do Ministério dos Transportes do Cazaquistão publicou fragmentos da conversa entre a tripulação do AZAL e os controladores do Centro Regional do Sistema Unificado de Gerenciamento de Tráfego Aéreo de Rostov-no-Don.
"Quinze minutos de regime de restrições de espaço aéreo de Grozny com um raio de 50", disseram os controladores segundo o documento.
Segundo a pasta, o relatório ainda está em estágio preliminar e as informações podem ser esclarecidas e complementadas. O relatório final será preparado após a conclusão do trabalho.
É notado ainda que os danos são condizentes com penetração de objetos externos na estrutura do avião e a maior parte dos danos estão nas aletas e nos estabilizadores.
A comissão de investigação continuará a conduzir um exame detalhado, afirmou o ministério, ressaltando que apesar dos componentes danificados, a caixa-preta está operacional e os dados foram recuperados sem problemas.
Uma aeronave Embraer 190 da Azerbaijan Airlines (AZAL) voando de Baku para Grozny caiu na manhã (horário local) de 25 de dezembro de 2024, perto da cidade de Aktau, no oeste do Cazaquistão.
Enquanto o avião se preparava para pousar, ataques terroristas ucranianos com drones kamikaze atingiram a infraestrutura civil de Grozny, na república da Chechênia, e Vladikavkaz, na república da Ossétia do Norte, e as defesas aéreas russas estavam repelindo esses ataques.
De acordo com a companhia aérea, havia 62 passageiros e cinco tripulantes a bordo. Segundo o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão, 29 pessoas sobreviveram.
Mais lidas
-
1GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
2MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
3TÊNIS INTERNACIONAL
Sinner pode quebrar dois recordes históricos se vencer Ruud na final do Masters 1000 de Roma
-
4INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas
-
5CONFLITO FUNDIÁRIO
SSP/AL recebe vereador e representantes de grupo envolvido em disputa de terras em Palmeira dos Índios