Internacional
Trump impõe tarifas de 25% a produtos do Canadá e México e de 10% a produtos da China
Os três países alvos das tarifas são acusados por Trump de serem responsáveis por quantidades significativas de contrabando de drogas para os EUA.
A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, impôs uma tarifa de importação de 25% sobre todos os produtos do Canadá, com exceção da energia, que será tarifada em 10%.
Produtos provenientes do México e da China também foram taxados em 25% e 10%, respectivamente. O anúncio foi dado em comunicado emitido neste sábado (1º), pela Casa Branca.
"O presidente Trump está implementando uma tarifa de 25% sobre produtos canadenses e uma tarifa de 10% sobre recursos energéticos canadenses até que o Canadá coopere com os EUA contra traficantes de drogas e na segurança da fronteira", disse o comunicado.
O informe também confirmou a introdução de uma taxa de 25% sobre produtos provenientes do México e de 10% sobre produtos provenientes da China.
De acordo com uma ordem executiva do líder americano, as tarifas serão aplicadas a produtos do Canadá que chegarem para consumo e uso a partir de 00h01, horário local, em 4 de fevereiro.
Se os produtos foram carregados em um navio em um porto ou estavam em trânsito em um modo final de transporte antes de entrar nos Estados Unidos no horário estipulado, não estarão sujeitos à tarifa adicional.
Anteriormente, Trump disse que a China, o Canadá e o México não poderiam fazer nada agora para impedir a introdução de tarifas por Washington.
O presidente dos EUA acusou o Canadá de ser responsável por quantidades significativas de contrabando de drogas para os Estados Unidos. Ele acrescentou que as drogas também entram no país pelo México, acusando a China de produzi-las.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico