Internacional
Terremoto de magnitude 5,7 atinge o Equador
Um terremoto de magnitude 5,5 sacudiu nesta sexta-feira (31) a região nordeste do Equador, informou o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional (IGEPN), que localizou o epicentro do tremor a 38 quilômetros da cidade Vinhedos e 10km abaixo da supe
"Magnitude: 5,5 M, Profundidade: 11,0 km Localizado: a 38,07 km de Tena, (província) Napo", informou o IGEPN na rede social X.
As autoridades locais ainda não informaram sobre possíveis danos ou vítimas. O país está localizado na zona do chamado Anel de Fogo do Pacífico, a região mais sismicamente ativa do planeta.
O terremoto de maior magnitude já registrada foi de 9,5, que ocorreu no Chile em 1960. Sismos de 5,5 a 6 podem causar danos a edifícios e outras estruturas. De 6,1 a 6,9 causam muitos danos em áreas densamente povoadas.
Já terremotos de 7,0 a 7,9 podem causar danos sérios e de 8,0 ou mais podem destruir totalmente comunidades perto do epicentro.
Uma série de choques subterrâneos poderosos foi registrada entre 2004 e 2011. Antes disso, vários terremotos, inclusive com magnitude superior a nove, ocorreram nos anos 50 do século passado.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil