Internacional
Petro pede que migrantes colombianos irregulares nos EUA retornem ao país 'imediatamente'
O presidente colombiano, Gustavo Petro, pediu aos cidadãos colombianos que vivem nos Estados Unidos sem documentos que deixem seus empregos e retornem ao país o mais rápido possível.
"Peço aos colombianos indocumentados nos Estados Unidos que deixem imediatamente seus empregos naquele país e retornem à Colômbia o mais rápido possível. A riqueza é produzida apenas pelos trabalhadores", escreveu Petro em sua conta na rede social X.
O presidente destacou a necessidade de fortalecer a economia nacional com o trabalho dos cidadãos que retornam ao país.
Na quinta-feira (30), o governo anunciou a criação de uma linha de créditos associativos destinada ao regresso de colombianos, em especial aos deportados dos Estados Unidos. O anúncio ocorre no contexto das deportações em massa de realizadas pelo governo Donald Trump.
Desde que Trump voltou ao poder, 201 colombianos foram deportados em aviões do Exército colombiano. Essas novas políticas desencadearam uma crise diplomática entre os dois países no último fim de semana.
Por um lado, uma série de sanções foram ameaçadas pelos EUA, que incluíam o cancelamento de agendamentos para procedimentos de visto, tarifas sobre produtos colombianos e o cancelamento de vistos para funcionários do governo colombiano e suas famílias.
Em resposta, Petro anunciou medidas recíprocas, como a imposição de tarifas sobre produtos provenientes dos EUA, além de pedir que cidadãos norte-americanos residentes na Colômbia sem documentação regularizem sua situação.
Na noite do domingo (25), o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia e o governo dos EUA chegaram a um acordo para receber cidadãos deportados, pondo fim à crise diplomática entre os dois países.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil