Internacional
China tem vantagem sobre os EUA em muito mais áreas e não apenas em modelos de IA
Um estudo abrangente de 20 anos, divulgado pelo Instituto Australiano de Política Estratégica (ASPI, na sigla em inglês) em 2024, calculou que a China supera os EUA em 57 das 64 tecnologias críticas, sendo apenas três em 2007.

Destaca-se que os EUA lideravam em 60 setores em 2007, agora lideram em apenas sete. ASPI baseou seus rankings em pesquisas cumulativas inovadoras e de alto impacto publicadas e patenteadas por universidades, laboratórios, empresas e agências estatais.

ASPI atribui ao plano "Feito na China 2025" do presidente Xi Jinping a infusão de "financiamento estatal direto massivo para P&D em tecnologias-chave", dizendo que os investimentos estratégicos já em curso foram transformados em um plano para alcançar a "supremacia tecnológica".

O lançamento de uma nova IA chinesa conhecida como DeepSeek, que é mais barata, mais rápida e de código aberto, causou uma sensação de choque pelo Vale do Silício. O índice do mercado de ações Nasdaq Composite caiu mais de 3%, enquanto ações de algumas empresas tecnológicas caíram mais de 17% no final da segunda-feira (28) em meio ao crescimento da popularidade do aplicativo DeepSeek, um concorrente do chatbot ChatGPT.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira