Internacional
Trump erra ao pensar que pode ameaçar outros países com aplicação de tarifas, diz economista
O presidente dos EUA, Donald Trump, está errado ao pensar que o tamanho do mercado americano lhe dá uma vantagem sobre outros países, ameaçando-os com tarifas, declarou à Sputnik o economista estadunidense e acadêmico da Universidade de Colúmbia, Jeffrey
"Trump acredita que o tamanho do mercado dos EUA lhe dá uma vantagem significativa ao ameaçar com tarifas. Eu não acredito que isso seja verdade", disse o economista.
Segundo explicou o acadêmico dos EUA, mesmo que o comércio com Washington tivesse desaparecido completamente, o resto do mundo teria se sentido "bastante bem". Sachs enfatizou que a comunidade global se encontra em um mundo multipolar, "gostem os EUA disso ou não".
"Os EUA certamente sofreriam muito com uma perda de comércio", enfatizou ele, acrescentando que o equilíbrio real de poder no mundo está agora mudando visivelmente.
Anteriormente, especialistas entrevistados pela Sputnik relataram que a desdolarização, promovida ativamente pelo Sul Global, por exemplo, no quadro do BRICS, é uma tendência que já dificilmente será parada, levando em conta que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem pouco poder para aplicar a política externa de formato antigo dos EUA.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado