Internacional
Scott Ritter: política agressiva dos EUA ameaça provocar uma guerra com países da América Latina
Os países da América Latina podem se ver envolvidos em uma guerra por causa da política agressiva de Washington, escreveu o analista militar e ex-oficial de inteligência dos EUA Scott Ritter na rede social X.
Ritter reagiu assim à publicação do Departamento de Estado dos EUA sobre a imposição de sanções contra a Colômbia por não aceitar aviões com imigrantes deportados.
"Vocês ficarão em uma verdadeira guerra que unirá a Colômbia, Venezuela, Panamá, Cuba e México contra os EUA. E o Comando do Sul [do Exército dos EUA] não vai conseguir lidar com isso", disse o especialista.
De acordo com Ritter, Washington registra grave escassez de recursos militares para fazer cumprir suas reivindicações contra outros países pela força.
Os EUA impuseram sanções e 25% de tarifas sobre todos os produtos da Colômbia em 26 de janeiro, por causa da recusa de Bogotá em aceitar os aviões com imigrantes deportados. O líder americano Donald Trump alertou que este é apenas o começo, dizendo que Washington não permitirá que Bogotá viole suas obrigações de receber os seus cidadãos deportados.
A América Latina já se tornou uma das regiões-chave para a política externa de Trump. Assim, o presidente americano prometeu parar de importar petróleo venezuelano, anunciou sua intenção de obter o controle sobre o canal do Panamá, emitiu um decreto renomeando o golfo do México como golfo da América e listou novamente Cuba como país patrocinador do terrorismo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado