Internacional
Casa Branca pede que Israel permaneça no Líbano após prazo final de cessar-fogo
A Casa Branca está pedindo que as tropas israelenses sejam autorizadas a permanecer no Líbano após a data de expiração do cessar-fogo na próxima semana, dando a Israel mais tempo para concluir sua missão, mas aumentando os riscos de que a trégua seja totalmente desfeita.
Um porta-voz do governo americano disse que a extensão do cessar-fogo era necessária para apoiar o novo presidente do Líbano e garantir o retorno dos israelenses que fugiram do norte do país enquanto os militares lutavam contra o Hezbollah.
"Todas as partes compartilham o objetivo de garantir que o Hezbollah não tenha a capacidade de ameaçar o povo libanês ou seus vizinhos. Por isso,, uma extensão curta e temporária do cessar-fogo é urgentemente necessária", afirmou Brian Hughes, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.
O prolongamento da presença israelense no Líbano e a incerteza em torno da trégua representarão um teste diplomático para o governo de Donald Trump evitar que Israel e o Hezbollah entrem novamente em guerra.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado