Internacional
Trump diz que não gostaria de impor tarifas à China, mas reitera ameaça
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que preferiria não impor tarifas à China, mas reiterou a ameaça de elevar a taxação sobre itens fabricados no país asiático.
"Temos um poder muito grande sobre a China, que são as tarifas, e eles China não querem as tarifas", disse Trump, em entrevista à Fox News, na quinta-feira, 23. "E eu preferiria não ter que usar as tarifas, mas é um poder enorme sobre a China." O gigante asiático, segundo o republicano, "recebe muito dinheiro da América".
Trump disse ainda que teve uma conversa telefônica "amigável" com o presidente chinês, Xi Jinping, na semana passada. "Eles são um país muito ambicioso, ele Xi é um homem ambicioso. Tínhamos um relacionamento muito bom", afirmou o republicano, em referência à primeira passagem pela Casa Branca, entre 2017 e 2021.
Ucrânia e Coreia do Norte
Durante a entrevista, Trump reiterou declarações contrárias ao apoio militar dos Estados Unidos à Ucrânia na guerra contra a Rússia. "Primeiramente, ele o presidente Volodmir Zelenski está lutando contra uma entidade muito maior. Muito maior", afirmou. O líder americano sugeriu que a Ucrânia deveria ter buscado um acordo com a Rússia. "Ele não deveria ter feito isso. Porque nós poderíamos ter feito um acordo. Teria sido um acordo sem importância. Eu poderia ter feito esse acordo tão facilmente. E Zelenski decidiu, 'Eu quero lutar'", disse.
Em relação à Coreia do Norte, Trump disse que pretende fazer contato com o líder do país, Kim Jong Un, a quem descreveu como um "cara inteligente". "Eu me dou bem com ele. Ele não é um fanático religioso."
*Com Associated Press.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado