Internacional
Macron pede para Europa 'acordar' e gastar mais em Defesa, após posse de Trump
O presidente da França, Emmanuel Macron, chamou a Europa para "acordar" e gastar mais com Defesa, com o objetivo de reduzir a dependência dos Estados Unidos, durante discurso para militares franceses na segunda-feira, 20.
Macron se referiu às esperadas mudanças na política externa de Washington, especialmente em relação à guerra na Ucrânia, com a posse de Donald Trump, dizendo que trata-se de uma "oportunidade para um despertar estratégico europeu". "O que faremos na Europa amanhã se nosso aliado americano retirar seus navios de guerra do Mediterrâneo? Se enviarem seus caças do Atlântico para o Pacífico?", questionou o líder francês.
Trump criticou o custo da guerra na Ucrânia para os contribuintes dos Estados Unidos por meio de grandes pacotes de ajuda militar e deixou claro que quer transferir mais do ônus fiscal para a Europa.
Para Macron, a França e a Europa precisam se adaptar às ameaças e aos interesses de mudança. "Quem poderia imaginar há um ano que a Groenlândia estaria no centro dos debates políticos e estratégicos? É assim que é", disse. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN