Internacional
Trump diz que decretará tarifas sobre o Canadá e o México mo dia 1º de fevereiro
O presidente recém-empossado dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na noite desta segunda-feira, 20, que pretende impor tarifas sobre produtos do Canadá e do México no dia 1º de fevereiro. Ao falar com jornalistas enquanto assinava uma série de ordens executivas, Trump citou a possibilidade de aplicar tarifas de 25%, mas disse que a alíquota ainda será definida. O presidente não citou quais produtos seriam taxados.
"Se você quer evitar tarifas, tudo o que você precisa fazer é construir sua fábrica nos Estados Unidos", afirmou Trump, que acrescentou que deseja que muitos trabalhadores estrangeiros continuem indo para o país, desde que de forma legal.
O novo chefe da Casa Branca também disse que os Estados Unidos "muito provavelmente" irão parar de comprar petróleo da Venezuela e que já tem conversado sobre o tema com o novo secretário de Estado, Marco Rubio.
Trump ainda disse que o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, estaria interessado em fazer um acordo para pôr fim à guerra contra a Rússia. "Eu acho que ele Zelenski estaria muito melhor se essa guerra terminasse", afirmou.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN