Internacional
Nigéria promete fortalecer cooperação econômica com BRICS como país parceiro do grupo
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) da Nigéria afirmou que o país está comprometido em fortalecer a cooperação econômica com o BRICS em diversas áreas; a adesão do país africano foi confirmada na última sexta-feira (17) pelo Brasil, presidente do g
"A aceitação formal para participar como um país parceiro [do BRICS] ressalta o comprometimento da Nigéria em promover a colaboração internacional, alavancar oportunidades econômicas e avançar parcerias estratégicas que se alinhem com os objetivos de desenvolvimento da Nigéria. O BRICS, como um coletivo de grandes economias emergentes, apresenta uma plataforma única para a Nigéria melhorar o comércio, o investimento e a cooperação socioeconômica com os países membros", diz a declaração do MRE nigeriano.
O comunicado informa, ainda, que a Nigéria está pronta para usar a parceria para promover objetivos comuns nas áreas de comércio e investimento, segurança energética, desenvolvimento de infraestrutura, tecnologia e mudanças climáticas.
"Esta parceria também se alinha com nossas aspirações nacionais de crescimento inclusivo, integração regional e participação ativa na formação de uma ordem econômica global justa e equitativa, alinhada com nosso ethos de autonomia estratégica", enfatizou o ministério.
O país da África Ocidental também espera um envolvimento construtivo com os membros do BRICS para estimular a inovação e promover intercâmbios entre pessoas.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN