Internacional
Blue Origin lança novo foguete e alcança órbita da Terra
Voo do New Glenn também teve uma falha no pouso do propulsor
A Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, completou com sucesso nesta quinta-feira (16) a sua primeira missão orbital ao lançar o foguete New Glenn.
Embora tenha conseguido mandar o dispositivo de 98 metros de altura e sete metros de diâmetro para a órbita da Terra, o voo inaugural do New Glenn foi marcado por uma falha na tentativa de pouso do propulsor.
A Blue Origin transmitiu ao vivo o histórico lançamento, ocorrido na Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida, em suas redes sociais. Durante o teste de voo, a separação dos dois estágios ocorreu como era previsto. O segundo alcançou a órbita e o primeiro reentrou, mas não conseguiu pousar na plataforma Jacklyn, nomeada em homenagem à mãe de Bezos, no Oceano Atlântico. No entanto, atingir a órbita era o objetivo principal da missão. "Tudo o que vai além é a cereja do bolo. Nós sabemos que pousar o propulsor em nossa primeira tentativa no Atlântico é ambicioso, mas estamos tentando. Não importa o que aconteça, aprenderemos, refinaremos e aplicaremos esses conhecimentos em nossos próximos lançamentos", escreveu a empresa. O segundo estágio colocou em órbita a plataforma Blue Ring Pathfinder, projetada para transportar vários satélites com carga útil de até três toneladas e lançá-los em diferentes órbitas.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto