Internacional
Cessar-fogo em Gaza inicia em 19 de janeiro; confira detalhes do acordo entre Israel e Hamas
Após 467 dias de conflito entre Israel e o movimento palestino Hamas na Faixa de Gaza, ambas as partes chegaram a um acordo de cessar-fogo e libertação dos reféns com auxílio da mediação do Egito, Catar e das equipes presidenciais norte-americanas de Joe

Conversas sobre a trégua emergiram na segunda-feira (13) na mídia local. Na ocasião, a liderança israelense e os líderes do Hamas sediados no Catar haviam concordado nos termos, restando apenas a liderança palestina na Faixa de Gaza consentir com os termos.
Nesta quarta-feira, o futuro presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que o acordo de cessar-fogo havia sido finalizado e aceito por todas as partes. A notícia foi sequencialmente confirmada pela equipe do atual ocupante da Casa Branca, Joe Biden, pela liderança israelense e pelo primeiro-ministro catariano Mohammed bin Abdulrahman al-Thani.
Em uma coletiva de imprensa, Al-Thani confirmou que a implementação da trégua iniciará do domingo, 19 de janeiro. Segundo o primeiro-ministro catariano, os detalhes finais serão discutidos hoje pela noite.
Dentro de Israel o acordo foi saudado pelo líder de oposição, Yair Lapid, e pelo ex-ministro da Defesa Benny Gantz. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, no entanto, se absteve de dar declarações públicas até que todos os detalhes estejam certos.
O que diz o acordo?
Documentos que a Sputnik teve acesso detalham os termos do que já foi estabelecido. Ao todo, serão três fases de cessar-fogo. Apenas a primeira está com os detalhes pactuados.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF