Internacional
Biden admitiu provocar a Rússia em seu discurso final, ressalta Zakharova
Em seu discurso final de política externa, o presidente dos EUA, Joe Biden, admitiu uma provocação deliberada - que seu governo alimentou o conflito, sabendo que estava levando o mundo ao limite de uma guerra nuclear, disse a representante oficial do Mini
"Todos no Ocidente que caluniaram a Rússia, acusando-a de algum tipo de 'desestabilização nuclear' e assim por diante, de agora em diante devem ser chamados de mentirosos e distribuidores de falsidades. A declaração de Biden hoje é uma admissão de uma provocação deliberada. O governo Biden sabia que estava levando o mundo ao abismo e ainda alimentou o conflito", escreveu Zakharova em seu canal do Telegram.
Anteriormente, o presidente de saída disse em seu discurso final de política externa que o apoio dos EUA à Ucrânia criou o risco de um confronto nuclear com a Rússia, mas que essa ameaça foi evitada.
Segundo Biden, nem os EUA, nem seus aliados podem se dar ao luxo de cessar o apoio à Ucrânia. O atual presidente norte-americano afirmou também que "preparou o terreno" para que o próximo governo continue a ajuda militar e financeira à Kiev.
A Rússia acredita que o fornecimento de armas à Ucrânia dificulta a negociação de um acordo de paz e envolve diretamente os países da OTAN no conflito. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga contendo armas para a Ucrânia é um alvo legítimo para a Rússia.
Os países da OTAN estão diretamente envolvidos no conflito, ressaltou Lavrov, não só através do fornecimento de armas, mas também pelo treinamento de tropas no Reino Unido, Alemanha, Itália e outros países.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN