Internacional
Suíça diz estar pronta para organizar reunião entre Putin e Trump, informa mídia
A Suíça expressou sua disposição de organizar uma reunião entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente eleito estadunidense, Donald Trump, para discutir o conflito na Ucrânia, segundo o jornal Le Temps.
O porta-voz do Departamento Federal de Relações Exteriores suíço, Nicolas Bideau, citado pelo Le Temps, afirmou que a Suíça concorda em organizar um encontro entre os líderes da Rússia e dos Estados Unidos, se para tal for solicitada.
"Após a cúpula de Burgenstock, a Ucrânia, a Rússia e os Estados Unidos foram regularmente informados de nossa disposição em apoiar qualquer esforço diplomático para estabelecer a paz", confirmou.
Burgenstock é um resort suíço onde, em 15 e 16 de junho de 2024, foi realizada a chamada "cúpula de paz para a Ucrânia", para a qual a Rússia não foi convidada.
O evento também se destacou pelo fato de o Brasil, Índia, México, África do Sul e vários outros países não terem assinado o comunicado final, enquanto a China não chegou a participar da cúpula.
Posteriormente, Kiev anunciou que a segunda "cúpula de paz", planejada para novembro de 2024, foi cancelada e até agora não se realizou.
Na sexta-feira (10), o presidente eleito dos EUA disse aos jornalistas que quer organizar uma reunião com Putin.
Como observou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, essas palavras foram uma resposta a uma pergunta puramente hipotética dos jornalistas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio