Internacional
Candidata nacionalista alemã promete reativar gasoduto russo Nord Stream
A candidata a chanceler do partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), Alice Weidel, prometeu reativar o gasoduto Nord Stream se vencer as próximas eleições parlamentares antecipadas.
"Vamos colocar o Nord Stream em funcionamento novamente, podem ter certeza disso", disse Weidel durante o congresso do partido AfD. Suas palavras foram citadas pela mídia alemã.
A política garantiu, ainda, que em caso de vitória, o seu governo demolirá todos os parques eólicos que foram construídos.
"Abaixo esses moinhos de vergonha!", enfatizou.
Além disso, ele prometeu colocar as usinas nucleares novamente em operação e prolongar a vida útil das usinas movidas a carvão. A candidata a chanceler anunciou também que pretende fechar as fronteiras da Alemanha aos imigrantes ilegais e iniciará expulsões em grande escala dessas pessoas.
Em 26 de setembro de 2022, três das quatro linhas dos gasodutos submarinos Nord Stream 1 e 2 foram alvo de sabotagem com cargas explosivas no fundo do mar Báltico, perto de uma ilha dinamarquesa e ao largo da costa sueca.
Alemanha, Dinamarca e Suécia se recusaram a investigar a sabotagem em conjunto com a Rússia e a compartilhar com os russos os resultados das suas investigações.
Uma investigação jornalística levada a cabo pelo jornalista norte-americano Seymour Hersh, vencedor do Prêmio Pulitzer, revelou que foram mergulhadores militares dos Estados Unidos que colocaram as cargas explosivas sob os gasodutos russos em junho de 2022, durante os exercícios Baltops da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros
-
5CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'