Internacional
Brasil recebe convite para posse de Maduro
Baixar
O Governo brasileiro recebeu um convite para a cerimônia de posse de Nicolás Maduro como próximo presidente da Venezuela. O convite formal foi enviado ao corpo diplomático brasileiro.


O presidente Lula, porém, ainda não foi pessoalmente convidado a participar da solenidade, marcada para a próxima sexta-feira (10).
A eleição na Venezuela tem sido alvo de polêmicas: Os Estados Unidos e a União Europeia, além de organismos internacionais e eleitorais, têm apontado que o pleito descumpriu as regras do país. Além de não terem sido feitas as auditorias, também não houve divulgação dos dados por mesa eleitoral, como sempre ocorreu.
Os meses que se seguiram após a eleição, ocorrida em julho, culminaram em atos que contestaram o resultado eleitoral e levaram a dezenas de mortes e mais de 2 mil presos. Nas últimas semanas, a justiça venezuelana liberou mais de mil detidos nas manifestações.
Já o governo venezuelano se defende, dizendo que as eleições foram ratificadas pelo Conselho Nacional Eleitoral e pelo Tribunal Supremo de Justiça.
Internacional Presidente Lula não foi convidado pessoalmente para a cerimônia Rio de Janeiro 08/01/2025 - 14:18 Fabio Cardoso Tatiana Alves Nicolás Maduro Eleições na Venezuela quarta-feira, 8 Janeiro, 2025 - 14:18 1:17
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN