Internacional
Ataque a instalações nucleares do Irã pelos EUA seria 'violação grosseira' da Carta da ONU, diz Irã
Ameaças dos EUA de atacar instalações nucleares do Irã são uma violação grosseira das normas internacionais, o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) deve responsabilizar os EUA internacionalmente, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exte
Três dias antes, a mídia dos EUA relatou, citando três fontes informadas, que o atual presidente dos EUA, Joe Biden, havia discutido com sua equipe, em particular com o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, planos para atacar instalações nucleares do Irã. Biden não tomou nenhuma decisão final sobre o assunto. A discussão não foi motivada por novas informações, mas teve como objetivo elaborar cenários possíveis, observaram as fontes da publicação.
"Esta questão foi levantada repetidamente. Do ponto de vista do direito internacional, ameaças de uso da força por qualquer país são uma violação grosseira do direito internacional e da Carta da ONU. Esta questão é duplamente uma violação de acordos internacionais", disse Baghaei.
Esta ameaça dos EUA é uma ameaça contra a infraestrutura nuclear pacífica do país, enfatizou ele.
"O Conselho de Segurança da ONU deve intervir e responsabilizar os Estados Unidos internacionalmente por essas declarações", acrescentou Baghaei.
No último sábado (4), o ministro das Relações Exteriores iraniano Abbas Araghchi disse que as autoridades iranianas estavam prontas para entrar imediatamente em negociações construtivas com os países ocidentais sobre seu programa nuclear se elas levassem a um novo acordo.
Segundo o vice-ministro das Relações Exteriores iraniano para Assuntos Internacionais Kazem Gharibabadi, uma nova rodada de consultas entre o Irã e a Europa sobre o acordo nuclear vai ocorrer em 13 de janeiro.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2TELEVISÃO • NOVELA DAS 6
A nobreza do amor, nova novela das 6 da Globo, destaca aristocracia africana na TV
-
3ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
4DESFALQUE NA DECISÃO
Cássio sofre estiramento no joelho e desfalca Cruzeiro na final do Mineiro; Gerson está liberado
-
5SAÚDE
Anvisa aprova medicamento inovador que retarda avanço do diabetes tipo 1