Internacional
Primeiro-ministro do Canadá anuncia que renunciará ao cargo
Trudeau afirmou que renunciará ao cargo de primeiro-ministro canadense assim que o novo líder do Partido Liberal for eleito, acrescentando que está prorrogando o parlamento canadense até 24 de março.
O atual primeiro-ministro canadense, que liderou o partido por 11 anos, fez este anúncio quando sua popularidade no país quase atingiu o fundo do poço.
"Ao longo da minha carreira, todo o sucesso que alcancei foi possível graças ao apoio e incentivo da minha família. Ontem ao jantar partilhei esta decisão com os meus filhos, e hoje partilho-a com vocês: pretendo demitir-me do cargo de líder do Partido Liberal do Canadá e de primeiro-ministro do Canadá, assim que o partido eleger um novo líder", disse Trudeau, em discurso transmitido pelos principais canais de televisão canadenses.
Ele também tem enfrentado pressão para renunciar ao cargo de primeiro-ministro após a renúncia de sua ministra das Finanças, Chrystia Freeland, em 16 de dezembro, que alegou que ela e Trudeau estavam "em desacordo" sobre o melhor caminho a seguir para o Canadá.
Além disso, o Comitê de Contas Públicas do Parlamento Canadense deve realizar uma reunião em 7 de janeiro para considerar uma moção de desconfiança no governo de Trudeau.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
4PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal
-
5CRAQUE PORTUGUÊS ATINGE MARCA HISTÓRICA
Imprensa internacional exalta bicicleta de Cristiano Ronaldo, que alcança 954 gols na carreira