Internacional
Mudanças climáticas ameaçam inundar maiores portos petrolíferos do mundo, alerta mídia
Os maiores portos petrolíferos do mundo podem acabar debaixo d'água devido às mudanças climáticas, incentivados inclusive pela extração de combustíveis fósseis, diz o jornal The Guardian, citando uma análise.
04/01/2025
A hipótese se baseia em uma pesquisa da Iniciativa Internacional de Clima da Criosfera que prevê um aumento iminente de nível do mar de 1 metro até fim do século XXI e o de 3 metros no século seguinte.
"Treze dos portos com o maior tráfego de superpetroleiros serão seriamente danificados por apenas 1 metro de elevação do nível do mar", diz o jornal.
Essa lista dos maiores portos de petróleo inclui os de:
A situação é agravada pelo fato de que também se trata dos maiores produtores de petróleo – os Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia.
"É irônico que esses portos de navios petroleiros estejam abaixo de 1 metro de elevação do nível do mar e precisem estar atentos a essas taxas potencialmente mais altas de elevação do nível do mar, que, por sua vez, são decorrentes do uso contínuo de combustíveis fósseis", disse o diretor da Iniciativa Internacional de Clima da Criosfera, Pam Pearson.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento