Internacional
Mudanças climáticas ameaçam inundar maiores portos petrolíferos do mundo, alerta mídia
Os maiores portos petrolíferos do mundo podem acabar debaixo d'água devido às mudanças climáticas, incentivados inclusive pela extração de combustíveis fósseis, diz o jornal The Guardian, citando uma análise.
04/01/2025
A hipótese se baseia em uma pesquisa da Iniciativa Internacional de Clima da Criosfera que prevê um aumento iminente de nível do mar de 1 metro até fim do século XXI e o de 3 metros no século seguinte.
"Treze dos portos com o maior tráfego de superpetroleiros serão seriamente danificados por apenas 1 metro de elevação do nível do mar", diz o jornal.
Essa lista dos maiores portos de petróleo inclui os de:
A situação é agravada pelo fato de que também se trata dos maiores produtores de petróleo – os Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia.
"É irônico que esses portos de navios petroleiros estejam abaixo de 1 metro de elevação do nível do mar e precisem estar atentos a essas taxas potencialmente mais altas de elevação do nível do mar, que, por sua vez, são decorrentes do uso contínuo de combustíveis fósseis", disse o diretor da Iniciativa Internacional de Clima da Criosfera, Pam Pearson.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN