Internacional
Trump pede à Suprema Corte dos EUA suspensão de lei que proíbe TikTok a partir de 2025
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou nesta sexta-feira (27) que a Suprema Corte suspenda a lei que prevê a proibição do TikTok no país a partir de 19 de janeiro se a plataforma de vídeos, que pertence à China, não for vendida no
O futuro presidente norte-americano quer reverter o projeto de lei, assinado em 26 de abril pelo atual mandatário do país, Joe Biden, que proibiu a atuação do TikTok em território estadunidense se a empresa que controla a rede social — a ByteDance, com sede na China — não vender o negócio até meados de janeiro de 2025.
O Supremo Tribunal está agendado para ouvir os argumentos do caso no dia 10 de janeiro. A lei está atualmente prevista para entrar em vigor em 19 de janeiro, um dia antes da posse de Trump, que deseja que a Corte espere sua posse para "buscar uma resolução política" da disputa.
No último dia 16, Trump teve uma reunião com o CEO do TikTok, Shou Chew, na Flórida. Quando era presidente, o republicano tentou banir a rede, em 2020, mas mudou de posição a respeito do aplicativo.
A legislação está relacionada às preocupações de segurança nacional levantadas pelo governo dos EUA.
As autoridades temem que o TikTok, que possui mais de 170 milhões de usuários norte-americanos, colete dados confidenciais que possam ser usados pela China para atividades de espionagem. A rede social nega veementemente as alegações.
Como o Departamento de Justiça é responsável por aplicar a lei, o futuro presidente poderá influenciar como o bloqueio será implementado na prática após 20 de janeiro.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento