Internacional
Centro de comando de operações aéreas da OTAN pode ser implantado na Noruega, relata mídia
Um novo comando conjunto de operações aéreas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no Ártico pode ser implantado na Noruega, informa a emissora local NRK.
Em setembro, o portal Defense One, referindo-se ao comandante da Força Aérea dos EUA na Europa e África, o general James Hecker, informou que a OTAN estava considerando a ideia de estabelecer um centro conjunto de operações aéreas no Ártico.
"A OTAN planeja estabelecer um novo centro de operações aéreas na Europa, o chamado 'centro conjunto de operações aéreas'. A Noruega é a potencial sede desta base […]. O Quartel-general operacional da Força Aérea norueguesa no norte da Noruega está se preparando para a possível localização de um novo centro", disse o relatório.
De acordo com a NRK, possíveis locais do centro na Noruega poderiam ser Bodo, Rygge e Orland. Segundo acrescenta a emissora, citando a liderança militar do país, espera-se que uma decisão sobre o local da nova base seja tomada no primeiro semestre de 2025. A OTAN já possui centros conjuntos de operações aéreas na Alemanha e na Espanha.
O assistente do presidente da Rússia e o presidente do Conselho para assuntos navais, Nikolai Patrushev, disse no início de setembro que Washington e seus aliados estão inflando a situação em torno das fronteiras da Rússia, constantemente pondo em prova sua capacidade de defesa. De acordo com ele, Washington tomou curso da militarização do Ártico e impedimento das atividades econômicas russas nas latitudes setentrionais.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados