Internacional
Ex-diplomata americano explica por que colapso dos EUA é inevitável
O colapso dos EUA é inevitável e, quanto mais tempo ele for adiado, mais graves serão suas consequências para o mundo, disse o diplomata aposentado dos EUA Jim Jatras em entrevista à Sputnik.
25/12/2024
"Eu não acho que o colapso possa ser evitado. Além disso, quanto mais tempo levar, piores serão as consequências. A União Soviética se desintegrou quase milagrosamente, com violência mínima, embora ninguém esperasse tal cenário. Mas os EUA podem arrastar o mundo consigo, se provocarmos uma grande guerra, porque a nossa nomenclatura, que está lutando pelo domínio global, não quer desistir desse papel", detalhou Jatras.
Segundo ele, a situação atual nos EUA é semelhante aos últimos anos da União Soviética.
"Estamos passando por um longo período do que poderia ser chamado de 'estagnação de Brezhnev'". Em seu tempo, Gorbachev tentou salvar o sistema, agitando-o, mas isso acabou por ser um catalisador para o colapso, que ele queria evitar. Trump [o presidente eleito dos EUA] é, em certo ponto, uma figura semelhante a Gorbachev. Ele acredita que pode salvar o império com seu carisma e tenta agitar o sistema. Mas isso só levará a uma maior desestabilização", disse o ex-diplomata dos EUA.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento