Internacional
Mídia: Trump quer despesas com defesa de 5% do PIB na OTAN enquanto nem todos os países cumprem 2%
O presidente eleito dos EUA Donald Trump, que em breve retornará à Casa Branca, teria dito aos membros da OTAN para se prepararem para um aumento acentuado dos gastos com defesa, estabelecendo uma nova meta de 5% do PIB, avança o Financial Times.
Isto representa mais que o dobro do patamar dos gastos definido pela Aliança de 2%, que apenas 23 dos 32 membros da OTAN cumprem atualmente.
O artigo sugere que a equipe de Trump esteve em discussões com altos funcionários europeus, delineando suas expectativas para a OTAN e ajuda militar à Ucrânia.
Durante sua campanha presidencial, Trump prometeu cortar a ajuda à Ucrânia, forçar Kiev a iniciar imediatamente negociações de paz e deixar os aliados da OTAN sem proteção se não gastarem o suficiente em defesa, assustando vários países europeus.
Aumento do patamar para 5% colocaria um fardo financeiro substancial para os Estados-membros, particularmente aqueles que já estão lidando com desafios econômicos.
Enquanto a demanda de Trump dos gastos com a defesa destaca seu foco na partilha de fardo dentro da OTAN, o impacto na coesão da Aliança permanece incerto.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado