Internacional
Justiça do Peru determina divulgação de acordo com a Odebrecht em investigação de corrupção
O Tribunal Constitucional do Peru (TC) ordenou nesta quarta-feira (18) ao Ministério Público do pais que forneça uma cópia do acordo de colaboração celebrado com a construtora brasileira Odebrecht, relacionado aos crimes de corrupção no âmbito do caso Lav
"O Tribunal Constitucional ordenou ao Ministério Público que entregue a cópia do acordo de benefícios e colaboração eficaz, bem como do acordo complementar celebrado com a Odebrecht", informou o órgão.
A decisão foi tomada após ação apresentada pelo jornalista local Phillip Butters, que solicitou acesso ao acordo de colaboração entre Ministério Público e Odebrecht com o objetivo de promover a transparência.
O Tribunal argumentou que o acordo é uma informação pública e deve obedecer ao princípio da máxima transparência, salvo exceções previstas expressamente em lei, o que não se aplicou neste caso.
Além disso, a Justiça rejeitou os argumentos do Ministério Público que alegavam a necessidade de sigilo nas investigações.
O acordo de colaboração eficaz entre o Ministério Público peruano e a Odebrecht foi firmado em 2019, em que a empresa brasileira e alguns de seus ex-executivos se comprometeram a fornecer informações e provas sobre atos de corrupção no Peru em troca de benefícios legais, como redução de penas e proteção aos colaboradores.
Na época, o acordo foi considerado crucial para expor o pagamento de subornos a funcionários peruanos em troca da concessão de obras públicas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado