Internacional
Proibição: Trump diz que, se precisar, vai gastar bilhões de dólares para subir muro no México
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (16), que o seu governo gastará bilhares de dólares para concluir o muro na fronteira com o México para impedir a entrada ilegal de migrantes.
Durante uma coletiva de imprensa, realizada às margens de sua residência na Florida, o republicano manifestou descontentamento ao afirmar que, devido às políticas da administração Biden, o muro fronteiriço custará até duas ou três vezes mais do que custou em seu primeiro mandato presidencial.
Trump explicou que a administração Biden "está vendendo pedaços do muro" a pessoas que pagaram míseros centavos por ele e agora querem revendê-lo por milhões de dólares.
"É uma conduta quase criminosa", disse Trump, que relatou ter conversado com o procurador-geral do Texas, Ken Paxton, e com senadores daquele estado, para travar estas políticas da administração Biden em relação ao muro fronteiriço.
À época de sua candidatura, Trump criticou repetidamente as políticas de imigração do governo de Joe Biden, prometendo, se fosse reeleito, reforçar os controles fronteiriços e restaurar a construção de um muro na fronteira com o México.
Durante o mandato do presidente Biden, houve mais de oito milhões de encontros com migrantes em todo o país, 6,7 milhões dos quais foram na fronteira sudoeste, de acordo com um relatório conjunto do Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara dos EUA e do Comitê de Segurança Interna da Câmara divulgado no início de 2024.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado